"Outros jeitos de usar a boca" de Rupi Kaur

"Não sei por que me rasgo pelos outros mesmo sabendo que me costurar dói do mesmo jeito."
"Outros jeitos de usar a boca" (título original "Milk and Honey"), trata-se de uma antologia de poemas, prosas e ilustrações escritos pela indiana Rupi Kaur. A autora é uma famosa instapoem - termo designado aos que publicam poemas no instagram -, e em seus poemas, a autora trata de assuntos como feminismo, sexualidade, abuso, relacionamentos, inveja, compaixão, vida.

"A solidão é um sinal de que você está precisando desesperadamente de si mesma"


Nascida em 05 de outubro de 1992 na Índia, a família de Rupi migrou para o Canadá quando ela tinha apenas 4 anos de idade. Hoje, aos 25 anos, a menina é um destaque mundial e tem sido muito apreciada por leitores brasileiros também. E, não é difícil entender o porquê.
Além da jovem abordar assuntos muito pertinentes aos dias de hoje, em que mulheres tem lutado por igualdade e respeito ao seu corpo e sexualidade, Rupi não tem medo de externar e perscrutar estes temas. E, como mulher, foi muito fácil me ligar aos seus sentimentos tornando-os meus, em alguns casos.

Este livro é curto, de apenas 208 páginas. Muitos de seus poemas e prosas são curtinhos e o livro também tem diversas ilustrações. Dá pra ler em apenas algumas horas.  No começo estranhei um pouco, pois sabendo que se tratava de um livro de poemas, esperava por algo no modelo mais clássico - até por que eu não sabia que se tratava de instapoem. A linguagem é bem direta e de fácil compreensão. Particularmente, este é um motivo por eu não ter morrido de amores pelo livro quando gosto mesmo é de um jogo de palavras bem elaborado que brinque com múltiplos significados. Achei muitos dos poemas e prosas bem simplórios nesse quesito. Além disso, alguns poemas e prosas não me tocaram tanto assim, o que eu acredito ser normal de acontecer. Resumindo achei alguns poemas bem bacanas, outros não achei tão legais assim.
Tenho
o que tenho
e estou feliz
perdi
o que perdi
e ainda
estou feliz.
Enfim, apesar de achar que a autora aborda temas bem pertinentes e condizentes com o movimento feminista, e ter achado isso muito bacana e ter até me identificado com parte desses poemas, não achei nada de sensacional na sua forma de escrever. Ainda assim, recomendo a leitura! Acredito que seja importante falarmos sobre todos esses assuntos que a autora aborda - muitos deles assuntos bem sérios - das mais diversas maneiras. E, me faz feliz esse livro ter alcançado tantas pessoas como tem alcançado. Eu compreendo que a linguagem mais simples que não me agradou tanto, foi também responsável por esse alcance.
Tenho certeza que muitas mulheres se identificarão com o trabalho de Rupi Kaur, pois este é um livro forte, bonito e sensível como a alma feminina.






Título original: Milk and Honey
Autora: Rupi Kaur
Editora: Planeta
Ano: 2017
Páginas: 208

Abraços,
Daniela Tiemi

Comments

Popular posts from this blog

[Conto] "Êxtase (ou Felicidade)" de Katherine Mansfield

"A vendedora de livros" de Cynthia Swanson

"O planeta dos macacos" de Pierre Boulle