"Só garotos" de Patti Smith



"Aonde tudo aquilo levaria? O que seria de nós? Essas eram as nossas perguntas juvenis, e as respostas juvenis a elas seriam reveladas. Aquilo nos levou um para o outro. Nós nos tornamos nós mesmos.
"Só garotos" é uma autobiografia da cantora, compositora, pintora, poetisa, fotógrafa, enfim uma artista completa, chamada Patti Smith (nascida em Chicago em 30 de dezembro de 1946). Patti escreveu este livro em uma homenagem - e para cumprir uma promessa - a Robert Mapplethorpe com quem teve um relacionamento em sua juventude.
Ao início da leitura, Patti nos conta sobre sua infância e a de Robert. Em sua infância, ele teve uma vida financeira boa, contudo sua família era extremamente religiosa, conservadora e opressora. Ela veio de uma família pobre, mas de mente aberta apesar da religião também estar muito presente na vida familiar, e mesmo com suas dificuldades financeiras, Patti teve acesso à leitura e educação. Sua mãe gostava de ler e esse amor pelos livros foi absorvido por Patti. Há uma passagem que ela relata a admiração pelos livros antes mesmo de aprender a ler, o que eu me identifiquei muito.
"Ainda antes do jardim de infância, eu gostava de olhar os livros dela, sentir o papel e erguer a folha que cobria as estampas dos frontispícios. Eu queria saber o que havia ali, o que capturava sua atenção tão profundamente. Quando minha mãe descobriu que eu havia escondido seu exemplar carmesim do Livro dos Mártires, de Foxe, embaixo do travesseiro, na esperança de absorver seu significado, ela me fez sentar e começou o trabalhoso processo de me ensinar a ler."
A identificação com os personagens e a história fica só nesta parte mesmo. De resto, só achei interessante conhecer este estilo de vida tão diferente.
A vida de Patti e Robert se cruzam em Nova Iorque no final dos anos 60. Os dois partem para o "Big apple" em buscam de viver de arte. Contudo, a vida na cidade não é nada fácil. Antes de se encontrarem, Patti vive nas ruas e passa fome. E, mesmo juntos, as dificuldades para arranjar abrigo, comida e emprego continuam. Este é um foco do livro, as dificuldades vividas por eles até alcançarem o sucesso.
Outro foco é o relacionamento entre eles que é estranho, mas também muito bonito. Eles iniciam a relação como um casal até que Robert se descobre homossexual. Ele passa por um processo difícil de auto conhecimento, não apenas por conta de sua sexualidade como também por sua obsessão pelo lado obscuro do mítico e da religião, que parece ter uma relação com a vida religiosa opressora vivida por ele em família quando criança. Robert sempre teve uma relação muito difícil com o pai. Porém, voltando ao relacionamento entre Patti e Robert, eles continuam a morar juntos e a cuidar um do outro por muito tempo mesmo depois da revelação de Robert a Patti.
Drogas, prostituição, BDSM, Robert se envolve com tudo isso enquanto Patti trabalha para que ele possa se dedicar a arte. Sim, isso é algo que não me agradou muito na relação entre eles que como todo relacionamento, não era perfeito. Entretanto, eles realmente acreditavam um no outro. Acreditavam no talento que possuíam, e realmente, depois tanto esforço e sacrifício eles alcançam o sucesso.
Outro detalhe interessante da narração é quando Patti e Robert se mudam para o Hotel Chelsea. Local que morava e hospedava diversos artistas das mais diversas áreas que marcaram a geração beat. Além disso, o livro está recheado de citações históricas da época, especialmente no mundo artístico.
Resumindo, este é um bom livro. Mesmo para quem não é fã de Patti e Robert, como é o meu caso. Eu os respeito por tudo que representaram em sua época, assim como tantos outros artistas. Contudo, compreendo que nem todo mundo possa gostar ou se interessar. Algumas partes do livro são cansativas, cheias de referências de artistas e muitos deles eu não conhecia. Ainda assim, acho que vale a tentativa pelo experiência literária e, para mim, foi uma experiência não espetacular, mas boa.

Título: Só garotos
Título original: Just kids
Autora: Patti Smith
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2018
Páginas: 310

Comments

Popular posts from this blog

[Conto] "Êxtase (ou Felicidade)" de Katherine Mansfield

"A vendedora de livros" de Cynthia Swanson

"O planeta dos macacos" de Pierre Boulle